O interesse pela identidade de uma comunidade e, portanto, pelo seu passado, faz com que busquemos e construamos lugares de memória, locais de rememoração, arquivos do tempo, que impeçam o esquecimento e que permitam um presente em que o passado esteja lá ressignificado. Esses lugares de memória, representações de múltiplas temporalidades que desaguam no presente, trazem para a comunidade uma noção de continuidade, de pertença e de confiança para construir seu futuro sem nunca esquecer seu passado e sua constante luta no presente.

O Museu de Heliópolis não pode ser visto como uma instituição estática, e sim a movimentação das pessoas e suas lutas ao longo do tempo, apresentando lugares de memória que contribuam para a construção e reconstrução da identidade dos moradores e moradoras deste território. Nesta página, visitantes do Museu terão acesso a diversos acervos, resultado de intervenções, cotidianos e vivências nas paisagens do território que são representativas para a comunidade.

Na madrugada do dia 15 de outubro de 2021, dia dos professores, a Rua da Mina Central recebeu a intervenção #EducaçãoLibertadora, realizada pelo movimento civil “Nós Artivistas”, formado por artistas, produtores culturais e voluntários da capital paulista. A ação marcou também as comemorações do centenário de Paulo Freire e celebra o importante trabalho realizado por projetos sociais e escolas em Heliópolis e Região.