Há disposição para a experiência da coletividade em Heliópolis, há ímpeto comunitário. As lideranças locais a partir da escuta das demandas cotidianas dos moradores e moradoras criam espaços, projetos, ações que fazem com que as pessoas estejam juntas, que os laços sociais sejam feitos, mantidos e fortalecidos no cotidiano. Os processos de dar valor ao tempo juntos e de reivindicar espaços, batalhar por ele e pensar como ele será está em cada canto, em cada viela, em cada pessoa.

O cotidiano do Bairro é um cotidiano de luta, um cotidiano de trabalho e de construção contínua, e sobretudo um cotidiano de formação e transformação social. Há um movimento dialógico de desenvolvimento de potencialidades em cada equipamento social em que a educação é pilar de sustentação e a convivência comunitária é pressuposto de toda ação.

A luta em Heliópolis é para tornar a vida melhor para todas e todos, crianças aprendem desde cedo o seu lugar no mundo, o lugar onde vivem e expressam esse conhecimento nas suas falas, nas suas músicas e nas mais diversas expressões artísticas. Jovens e adultos têm consciência histórica de seus direitos e dialogicamente constroem soluções para os problemas do dia a dia.

Heliópolis é um Bairro integrado, um bairro que reflete sobre si mesmo e que exerce a política no seu sentido mais preciso lidando no cotidiano com uma vida dura, mas cheia de poesia. A organização da comunidade é a fonte de tudo que acontece, suas lideranças na convivência cotidiana conseguiram se juntar, se organizar e formar uma rede que luta todos os dias pela democracia, com a justiça social, combatendo a desigualdade social, educação pública de qualidade, moradia, saúde, segurança. Cada foto, cada registro, cada documento, cada objeto que registre esse processo terá espaço privilegiado, pois é fonte importante para que o Brasil encontre caminhos para o futuro.