Um Bairro Educador no coração da metrópole

Da comunhão entre solidariedade e sabedoria de resistência à injustiça pela organização política, práticas de organização comunitária que são um verdadeiro processo de educação cidadã que acumula e constrói conhecimento sobre os direitos de todos ao intervir ou orientar políticas públicas para sua comunidade, que Heliópolis se volta para a construção de um Bairro Educador: um bairro que tem a educação como eixo condutor e organizador da comunidade na luta por seus direitos.

Derrubando Muros — Tearing Down Walls: Braz Nogueira at TEDxRibeirao

Na origem do movimento pelo Bairro Educador está a especial relação estabelecida entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles com a comunidade, aprofundada pela gestão do Diretor Braz Nogueira e por lideranças da comunidade que compõem a UNAS. Ainda nos anos 90, a escola adotou em seu projeto político-pedagógico os princípios: tudo passa pela educação, que entende a educação como um processo muito amplo, que abrange toda a formação dos seres humanos que se educam mutuamente, de forma que todos os espaços possuem um potencial educativo e, portanto, toda a sociedade é responsável pelos processos de formação; e escola como centro de liderança na comunidade onde está inserida, que implica a atuação da escola de modo articulado com as lideranças da comunidade, garantindo que também dentro da escola se constituam lideranças.

Já em 2007, a Campos Salles passou por mais uma transformação: a comunidade escolar decidiu derrubar as paredes das salas de aula, transformando-as em grandes salões de estudo. Derrubaram, também, as “paredes simbólicas” que separavam os professores e professoras entre si e esses das/os estudantes. Foi quando, àqueles dois princípios, juntaram-se mais três: Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade, que juntos formam um código de ética que baliza as ações da escola, uma vez que se busca educar os sujeitos na e para a autonomia, para a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas de modo responsável com sua comunidade, isto é, uma educação para o exercício da autonomia implicada na relação com o outro e com o comum. Desse encontro entre escola e comunidade organizada nasce o sonho de transformar Heliópolis em um Bairro Educador e os cinco princípios adotados pela EMEF Pres. Campos Salles tornam-se também os do Bairro Educador.