A história de Heliópolis é a história da comunidade que se organiza para lutar pela conquista e efetivação de direitos, como se verifica desde a luta pelo direito à moradia e permanência no território, até a conquista de serviços sociais e equipamentos públicos para a comunidade.

Desde a ocupação do território de Heliópolis, nos anos 70, a comunidade precisou se organizar para fazer frente a diversos conflitos: disputa com os grileiros, as lutas contra as ações opressoras da polícia, contra ações de despejo e contra a ditadura militar, etc.

Foi assim que surgiram as associações e lideranças comunitárias locais, mobilizando a comunidade em torno da luta pelo direito à moradia e de condições mais dignas de vida. Ao final dos anos 1980, os Núcleos se unem numa só organização para fortalecer suas reivindicações com o poder público nas demandas da comunidade por habitação, regularização de terras e serviços básicos, dando origem à União de Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e região (UNAS). A UNAS e outras diversas formas de organização social existentes em Heliópolis oferecem serviços, projetos e parcerias atendem a comunidade de Heliópolis e região em áreas essenciais e tão diversas quanto moradia, educação, cultura, saúde, meio ambiente, esporte, lazer, geração de renda, etc.